13 de novembro de 2009

Formação Política

.

Por José T. Louzada*

Será que tudo que é relevante sobre política será encontrado nas grandes obras do passado?

Será que o conhecimento tem que ser antigo para ser bom?
Não é bem assim, pois as instituições políticas se modificam. A Democracia moderna não se equivale ao sistema político de Atenas ou da República Romana, pois o estudo da política é cumulativo e a leitura de Aristóteles e Rousseau não ajudaria muito.

Tudo isto me vem a mente diante da dificuldade que encontramos no campo da formação política, devido ao fato de companheiros não alcançarem o verdadeiro significado do termo.

A nossa formação no PHS vai muito além do CAP, CIBAM, CADICONDE e CANDREM, pois, queremos que tenhamos quadros capazes de exercer funções na Administração Pública.

Mas para que isto aconteça é preciso que nossos filiados e militantes se conscientizem que é necessário fazer os cursos que estão previstos no Estatuto ( base da organização partidária ) e desta forma não podemos esquecer o que nos ensina o nosso Mestre Guedon:

Se desejarmos ter Dirigentes competentes teremos que capacitá-los, previamente.

Se queremos que o Partido seja representado por Mandatários eficientes, deveremos oferecer-lhes a oportunidade de se prepararem para o cargo antes de serem candidatos.

Se nossos Filiados querem atuar no seio das comunidades deveremos prepará-los para esta tarefa.

Isto é FORMAÇÃO POLÍTICA.

* É Vice-Presidente de Formação Política da Comissão Executiva Regional do PHS - RJ e Membro do CER - RJ.

.

Notas mais antigas:

Nossos valores