12 de novembro de 2009

Receita para Perder uma Eleição!

.

Por Sérgio Boechat *

Nesta altura do campeonato, todos os candidatos querem uma receita para ganhar a eleição, no dia 03 de outubro de 2010! Eu prefiro dar uma receita para perder a eleição, na esperança de que os candidatos não façam nada do que vou escrever aqui!

Há alguns princípios que precisam ser observados para se perder uma eleição:

1.Achar que a eleição já está ganha! É derrota na certa! Não existe eleição ganha, antes da totalização dos votos! O candidato acaba passando isso para os seus coordenadores, militantes e todos, inclusive o candidato, acabam relaxando e diminuindo o ritmo da campanha. Ninguém ganha eleição na véspera! Mesmo que a eleição, aparentemente, esteja tranquila, isso não deve ser passado para a militância e não deve também contagiar, de forma negativa, os líderes da campanha.

2. Achar que os adversários são fracos! Não existe adversário fraco! Todos têm que ser respeitados! O candidato tem que “jogar” como se estivesse enfrentando o adversário mais difícil da vida dele! Deve passar para a militância que a eleição será duríssima e que o adversário pode surpreender! Qualquer coisa diferente disso vai levá-lo à derrota!

3.Achar que é um candidato imbatível! Também não existe candidato imbatível! Tudo pode acontecer em uma eleição, até mesmo o favorito perder! E isso já aconteceu inúmeras vezes! Ninguém ganha a eleição falando somente sobre o que fêz no seu último mandato, mas falando sobre as suas propostas de trabalho para o próximo mandato, caso ele já exerça mandato eletivo! Aprovação de governo ou de mandato não é garantia de vitória! O que fêz está feito, mas o eleitor quer saber o que ele vai fazer daqui para a frente! Achar que só porque fêz alguma coisa está com a vitória garantida é o caminho mais curto para a derrota!

4.Achar que Pesquisa Eleitoral é infalível! Não existe pesquisa infalível! Por mais crebilidade que tenha o Instituto ele pode errar, como todos já erraram, porque a pesquisa é um retrato de um determinado momento e o cenário e as circunstâncias podem mudar muito após a “fotografia” ser tirada. A Pesquisa deve servir como referencial para orientar a estratégia de campanha, mas nunca deve ser vista como o resultado da eleição!

5.Desferir ataques pessoais nos seus adversários! Isso nunca ajudou ninguém a ganhar uma eleição! Só atacar os outros não dá voto! Em uma Campanha deve se discutir idéias e propostas e não desferir ataques pessoais! Quem não tem proposta, ataca os adversários! O povo não gosta de baixaria! O Povo gosta de quem é sério e conhece muito bem cada candidato!

6.Praticar o nepotismo deslavadamente! Já existe uma consciência popular contra a contratação de parentes para cargos comissionados. Ninguém mais aguenta essa prática política e o eleitor está disposto a punir quem ainda insistir nessa prática!

Política não é uma ciência exata e nem sempre 2 mais 2 são quatro! Pode ser 22 e pode ser até 5, dependendo das circunstâncias!

A coisa mais fácil que existe em uma campanha é perder a eleição. Ganhar é que é difícil! Ganha quem erra menos e quem sabe jogar no erro dos outros! Ganha quem tem as melhores propostas e sabe se comunicar com os eleitores! Normalmente, ganha quem tem a melhor história de vida e quem não tem rabo preso ou pelo menos esconde muito bem o “rabo de palha”.

Cada vez mais o eleitor está exigente em relação à postura ética dos candidatos e cobrará um discurso coerente com a prática política ou uma prática política coerente com o discurso! Não há mais espaço para os desvios de conduta e muito menos para concessões em relação à moralidade e à seriedade no desempenho de mandatos eletivos ou no desempenho de cargos públicos!

A receita para se perder uma eleição, como se vê, é muito simples! Não precisa inventar muita coisa. Basta seguir tudo ou uma boa parte do que sugerido acima. Misture a tudo isso, uma dose bem grande de cinismo e prepotência e você está no caminho certo para sofrer mais uma decepção ou a primeira decepção na sua carreira política. Talvez assim você aprenda, siga outra receita nas eleições de 2012 e terá um destino diferente!

* É militante do Partido Humanista da Solidariedade (Volta Redonda, RJ), advogado, consultor político membro da ABCOP - Associação Brasileira de Consultores, pela Editora Multifoco. Políticos, autor de "A Arte da Governabilidade", pela Editora Multifoco (Selo Médio paraíba).

.

Notas mais antigas:

Nossos valores